domingo, 30 de novembro de 2008

O Blog

Hoje, 30 de novembro, quero agradecer.

Este blogue foi criado em junho, pela Amanda, minha sobrinha, sem mais pretensões.

Ela achou apenas que seria um meio de me relacionar com meus alunos, já que eles "conversavam" comigo mais freqüentemente pelo orkut e msn.

Amanda também é uma concurseira, hoje serventuária em Guarapuava, no Paraná e como a tia, iniciou sua vida de serventuária numa vara criminal.

Aceitei, com um pouco de medo de não conseguir atualizá-lo.

Então o blogue foi criado.

E você foi chegando, clicando e acabou se tornando um dos 40.500 visitantes.

Não esperava!!! Obrigada.

Vejo que Deus tem planos diferentes para ele.

Você acabou se tornando uma parte dessa minha trajetória.

Seus comentários têm sido, para mim, estímulo para as horas de cansaço, de desânimo.

Sim, eu também fico desanimada às vezes.

Verdade!!! Eu também me deixo olhar para o vazio, pela janela, sem nada enxergar.

Isso faz parte de todos os humanos, meros seres humanos. rsrs

Aí, balanço a cabeça e penso: "ei, tem gente esperando uma postagem... tem gente esperando um gabarito... tem gente sofrendo... tem gente chorando... tem gente achando que aquele concurso é a tábua de salvação de sua vida..."

E quando chego aqui, me deparo com você, com suas palavras de incentivo, com suas palavras de agradecimento.

Me deparo com suas expectativas, com seus medos e suas vitórias.

E aí, lembro de mim. Lembro dos meus próprios medos, das minhas próprias expectativas e das minhas próprias lutas e vitórias. Lembro também de todos esses sentimentos que também vivi e vivo nas horas dos concursos.

E vou em frente. Tenho que dizer a você que eu também já passei e passo por isso.

Existe um profeta na Bíblia. Elias é seu nome. Ele foi extremamente poderoso.

Então, todas as vezes que um "sentimentinho" daqueles que teimam em tranformar a gente em coitadinhos, que trazem aquele sentimento de "por que ele consegue e eu não?" "Isso é demais para mim" "não vou conseguir decorar as competências do MTE" "não vou conseguir isso, não vou conseguir aquilo", eu me lembro de Tiago falando sobre Elias.

Tiago 5:17

"Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra".

E guardo sempre comigo. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós...

Meu Deus, é verdade!!!

Ele era homem. Humano!!! Ele era humano!!! Eu sou humana como ele.

Ele tinha medo!!! Posso ter medo.

Ele chorava!!! Posso chorar.

Ele sofria!!! Posso sofrer.

Mas... ele não se entregava. Ele não desistia. Era destemido e fez maravilhas.

Eu também posso ser e fazer. Digo aos meus alunos que é proibido dizer "eu não consigo..." "é muito difícil, professora"

Hoje quero abençoá-lo e dizer que você é muito especial para mim e desejo que sua vida seja um sucesso. Desejo que Deus o abençoe e quero de novo, dizer:

MUITO OBRIGADA!!!

24 comentários:

Unknown disse...

Obrigada você Raquel, pois está sempre nos ajudando, ensinando, orientando e estimulando como essa sua postagem de hoje. Adorei, veio bem a calhar. Obrigada mais uma vez. Fique com Deus e Boa Semana. Beijos,
Katia

Professora Raquel Tinoco disse...

De nada e obrigada a você, por estar sempre aqui. Beijos

Anônimo disse...

Obrigada por seu carinho e por sua simpatia sempre!
O endereço do video que lhe falei é
http://br.youtube.com/watch?v=ua1hyoL96FA&feature=related
bjos

Professora Raquel Tinoco disse...

Oi Aryana. Recebi sim. Estou vendo agora. Beijos e obrigada.

Professora Raquel Tinoco disse...

obrigada. O vídeo é lindo. Beijos

Anônimo disse...

Nós, alunos, que agradecemos pelas palavras de apoio, histórias inspiradoras, carinho, questões, bizus...enfim, tudo! Você, indiretamente, me ajudou a ter mais força e confiança durante esta caminhada "concurseira"!
Que Deus esteja sempre com vc!
Beijos

Professora Raquel Tinoco disse...

Oi Isa. Tudo bem? Obrigada. Beijos

Ane Amaral disse...

Hoje pela manhã quando acordei para estudar já abri o seu blog e dei de cara com essa tua exposição e me emocionou muito, porque é justamente o sentimento que nos assola muitas vezes, o de que não somos capazes. Tenho lutado para passar em concurso público, já não sou mais criança, tenho 39 anos, marido, filhos, casa para cuidar e muitas vezes o desânimo bate. Mas dou graças à Deus que coloca as pessoas certas na hora certa para nos levantar e prosseguir a caminhada. Que Deus continue abençoando esse trabalho maravilhoso que com certeza tem abençoado muitas vidas. Beijos, boa semana. Ane

magno disse...

Fêssora,
Muito Obrigado!!!!! Dissemos nós...
Vc é a nossa "Elias" que não deixa a gente se entregar nuuuunca... Obrigado, Obrigado e infinitamente Obrigaduuuuuuuuu...
Bjus

Professora Raquel Tinoco disse...

Oi Ane. Bom dia. Sei bem o que é isso. Mas, nós temos a esperança e ela tem que permanecer, ainda que tudo pareça difícil. Pra vc eu dedico "Sei que os teus olhos
Sempre atentos permanecem em mim
E os teus ouvidos, estão sensíveis para ouvir o meu clamor... Posso até chorar, mas a alegria vem de manhã...
És Deus de perto e Deus de longe
Nunca mudaste, Tu és fiél...."
Beijos

Professora Raquel Tinoco disse...

Rsrsrs Ai, ai Magno. O que seria de mim se você não existisse.

Beijos e obrigada.

Unknown disse...

Oi Raquel todos os dias eu visito o seu blog,mas na correria nunca deixo uma mensagem...Hj ao ler sua postagem fui impactada.não podia deixar de falar algo..Que Deus te abençoe ricamente...eu estava precisando de uma resposta de Deus hj...e veio com suas palavras.Vc é escolhida por Deus...para meditar leia Isaias 41..que eu amo...um bjo e fique com Deus..

Professora Raquel Tinoco disse...

Obrigada. Fico muito feliz em poder ajudar. Que o Senhor renove as suas forças também. Beijos

Unknown disse...

Raquel, em pouco tempo que conheço teu blog, pude perceber que tu és uma pessoa iluminada e abençoada, e com teus "impulsos" o concurso não parece ser um bicho de sete cabeças, cinco, talvez, hehehe. Na verdade tu ameniza o "sofrimento" de "Meu Deus isso é impossivel pra mim, tem tanta gente mais preparada"...Isso é importantíssimo para alguém que procura apoio...Quero te agradecer de coração, pela ajudas, pelas "postadas"...E desejo que Deus te ilumine sempre nos passos, e que tu possa SEMPRE ser forte e confiante na vida...

Beijos no coração..


Mari

Professora Raquel Tinoco disse...

Obrigada, Mari. Seja bem-vinda. A Banca Cespe vai trabalhar com C (certo); E (errado) e sem resposta. Não há alternativas a, b, c, d, e e. Basta que coloque se a assertiva está errada ou certa e se não souber, deixe em branco, pois a cada erro, vc elimina uma certa.
Subsplora - é Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração. Bom estudo. Beijos

Unknown disse...

Luci disse...
Raquel nós concurseiros é que somos gratos por Deus ter colocado uma professora tão especial em nossas casas, através de seu blogue, nos dando aulas particulares sem custo. Desejamos, eu em particular, que as bênçãos de Deus sejam dobradas, triplicadas, quadruplicadas... na sua vida e de sua família que tem colaborado tanto para que a vida de muintos se torne melhor. Penso que é esse o verdadeiro ministério do cristão genuino seguindo sempre os passos de Jesus com atos simples,mas cheios significados refletindo a glória de Deus.
Beijos, Luci
02 de dezembro 2008 12:29

Anônimo disse...

Ai Raquel...sempre tocando fundo os nossos corações...Lá tô eu aqui na Lan-house me debulhando em lágrimas...rs...Que professora maravilhosa que vc é..que profissional que vc se tornou! Eu não tenho dúvida de que grande parte do que sei e da minha sagacidade hoje em dia em relação aos estudos, eu devo a vc...Sem falar no acalanto..no estímulo! Muito obrigada mais uma vez por tudo...principalmente pelo cuidado..pelo respeito. Eu te admiro muito. Lembre-se sempre que és muito querida viu..!
Beijo no seu coração.
Boa semana!!
Cláudia Gonçalves - sua aluna Guerrra

Professora Raquel Tinoco disse...

Obrigada, meninas. É muito fácil ser professora de alunos assim. Obrigada, mesmo. Beijos

Nique disse...

Obrigada professora Raquel,conheci o blog a poucos dias e tem sido valioso pra mim!!Deus te abençoe grandemente!
Beijos!
Nique

Professora Raquel Tinoco disse...

Oi Nique. Seja bem-vinda e obrigada. Bjs

Anônimo disse...

pOXA, OBRIGADA???? é VC QUEM NOS AJUDA, SEMPRE!!!
nÓS É QUE TEMOS QUE TE AGRADECER POR VC SER TÃO "DADA" PARA AS PESSOAS QUE VC NEM CONHECE DIREITO!!! TÁ SEMPRE DISPOSTA A AJUDAR...
ESTUDANDO O ASSUNTO PRA ENSINAR A GENTE E ATRAVÉS DO SEU BLOG!
ISSO EXISTE?
NÃO, ISSO NÃO EXISTE, SÓ VC MESMO, RAQUEL!

BJOS.
LILLIAN
MUITO OBRIGADA.

Professora Raquel Tinoco disse...

Oi Lillian. rsrs Obrigada. Fique com Deus. Beijos

Anônimo disse...

Hoje choro... choro porque cheguei a um ponto em que não vejo nada. Não vejo o começo, então está mais difícil fazer o caminho de volta, e não sei quanto falta para chegar, porque tb não vejo o fim. Estou no meio sem saber para onde ir... as cobranças crescem, externas e internas, o medo assombra, e se não conseguir?? E se todo esse tempo não resultar em nada? Hoje ouvi que devemos avaliar se vale a pena sacrificar a vida por um sonho, e quando esse sacrifício deixa de valer a pena... sei que ele vai valer a pena, mas sei também que o preço que estou pagando é muito alto. Venho aqui e sempre encontro palavras de esperança e fé; olho pra vc nas aulas e penso, vai valer a pena! Eu vou conseguir...

Professora Raquel Tinoco disse...

Ei Sr.(a) Anônimo(a). A realização de um sonho sempre vale à pena. Não importa se vai demorar mais ou menos tempos do que as pessoas esperam. Não é o tempo, mas o sonho que importa. Sei o que é pressão. Sei o que é desejar algo e se lançar atrás disso como se fosse a única saída naquele momento. Mas também sei o gosto da vitória e ela nem sempre chegou para mim no tempo que esperei. E mais, muitas vezes ela me foi tomada da mão e tive que recomeçar. Então... vamos lá. O recomeço às vezes é difícil, mas é necessário todos os dias. Enquanto puder, estarei aqui, à disposição, para ajudar. Beijos. Vou orar por vc.

Tudo começou quando...

meus sobrinhos, e não são poucos, resolveram fazer concurso para o Tribunal de Justiça.

Eu já estava trabalhando como Auxiliar Judiciário, aprovada no concurso de 1993. Pediram-me que desse aulas.

Então nos reuníamos na casa de um deles aos finais de semana e estudávamos. Comecei a elaborar apostilas que eram chamadas por eles de "apostilas da Que-Quel".

Ah, devo dizer que também não foi fácil pra mim.

Sou caçula de uma família com dez filhos.

Meus pais, muito humildes, não podiam fazer mais do que faziam. Todos tivemos que nos virar muito cedo.

Mas eles estavam ali.... movidos de esperança. Ensinaram-me que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, não importa quantas vezes choremos... não importa se não chegamos em primeiro lugar... não importa se não alcançamos nossos alvos na primeira tentativa... não importam as adversidades... apenas continuem, dizia meu pai. E o via ali, praticando, ele mesmo, tudo o que ensinava.

E segui.

E então, como dizia, comecei a elaborar apostilas que foram ficando famosas... rsrs


No Fórum onde trabalhava, os colegas começaram a pedir que desse aulas. Mudei o local para minha casa e começamos a estudar.

E veio o concurso de 1997. Prova difícil.
Não obtiveram o êxito esperado. Mas não desistimos.

E veio o concurso de 2001. Estava já há algum tempo no TJ e resolvi que precisava mudar de cargo. Precisava passar para Analista. O que fazer? Pedi um mês de licença-prêmio e me tranquei em casa.

Prestem atenção. Tranquei-me!!! O tempo jogava contra mim. Minha licença foi deferida para 1º de julho de 2001 e a prova seria vinte e um dias depois.


Passava os dias lendo Codejrj e Estatuto e gravando a minha própria voz para escutar mais tarde, enquanto fazia outras tarefas.

Estudei o que pude, como pude.


E aí... em 2001 fui aprovada para Analista Judiciário (antigo Técnico Judiciário Juramentado). Gabaritei as questões de Codjerj e Estatuto.

Pouco tempo depois, estava trabalhando, quando um amigo, Vinícius, sabendo que eu havia gabaritado essas matérias, me convidou para dar aulas em Campo Grande-RJ.

Fui, morrendo de medo. Frio na barriga. Mas fui...

Lembra?? Jamais desistir!


Parece que gostaram... Daqui a pouco, ele mesmo , Vinícius, ao ser convidado para dar aulas em um curso da Barra, indicou meu nome para substituí-lo.

E lá fui eu... Assim, foram conhecendo meu trabalho.

Logo, estava sendo convidada para outro curso... e outro... e outro...


E tenho dado aulas desde então. A cada concurso, um novo desafio.

As apostilas da "Que-Quel" foram transformadas em apostilas da Professora Raquel Tinoco.

Amanda, minha sobrinha, está hoje no TJ-PR.

Outros sobrinhos seguiram rumos diferentes, sempre em frente, sempre na direção de seus sonhos. Estão chegando lá.


Meus alunos tornaram-se meus amigos e isso não tem preço.

Meu maior incentivo?? É acompanhar cada resultado e torcer por:

Admares, Alessandras, Alexandres, Alines, Amandas, Andréias, Andrezzas, Anicks, Arianes, Biancas, Bias, Brunos, Calixtos, Carlas, Carlos, Carlinhos, Carolinas, Carolines, Cidas, Christians, Constanças, Cristianes, Daniéis, Danielles, Deises, Denises, Diogos, Drês, Dris, Eneas, Fabíolas, Fábios, Fernandas, Filipes, Flávios, Freds, Giselas, Giseles, Ghislaines, Glórias, Hannas, Henriques, Ianos, Ilanas, Isabéis, Isabelas, Israéis, Ivanas, Ivans, Izadoras, Jackies, Jacques, Janes, Joões, Jeans, Julianas, Kayenes, Kátias, Lenes, Léos, Lúcias, Lucianas, Lucianos, Ludymilas, Luízas, Luzias, Magnos, Marcelas, Marcélis, Marcellas, Marcelles, Márcias, Marcys, Marianas, Marias, Megs, Meles, Mônicas, Patrícias, Pattys, Paulos, Pedros, Pritzes, Rafas, Rafaéis, Raphas, Raquéis, Renatas, Renées, Robertas, Robertos, Rodrigos, Rogérias, Silvanias, Simones, Sérgios, Suelens, Suellens, Tassianas, Tatis, Vanessas, Vicentes, Wilsons....

Deus os abençoe.

não desista!

não desista!

Postagens