domingo, 15 de fevereiro de 2009

Edital - Primeiro Passo para o Sucesso

Documentação - Preste atenção nos documentos exigidos. Muitas vezes o candidato perde a vaga porque não teve tempo de providenciar toda a documentação exigida. A atenção deve ser redobrada em casos de concursos que exigem títulos, como diplomas, certificados etc.


Local de prova - Verifique onde as provas serão realizadas para se preparar para as despesas de viagem, caso o exame ocorra em outra cidade ou estado.




Local da vaga - Preste atenção para quais localidades as vagas são destinadas.Um candidato que presta concurso para outra cidade ou estado, deve estar ciente que precisará mudar a sua residência.


Escolaridade - Antes de escolher o cargo o candidato deve prestar atenção se tem a escolaridade mínima exigida para aquela vaga. Caso seja constatado o erro após a inscrição, a taxa não será devolvida.



Idade e Altura - O candidato deve prestar atenção nas idades mínima e máxima exigidas. A maioria exige que o interesado tenha 18 anos até a data da posse. Outros exigem idade máxima de 65 anos. Concursos para a área militar ou de segurança geralmente exigem altura mínima.



Processo
Seletivo - Em muitos concursos há outras fases além das provas, como redação, provas práticas, prova oral e avaliação psicológica. É importante se preparar para todas as fases.


Provas Objetivas - Estude somente o conteúdo programático do concurso. Outro fator importante é o peso e a quantidade das questões de cada disciplina. Assim, após o edital, uma disciplina de peso 2 deve ter o dobro de dedicação aos estudos que um disciplina com peso 1.


Recursos - Após a divulgação de qualquer fase do concurso, o candidato que discordar do resultado, pode ingressar com recursos administrativos. O edital descreve os prazos e a forma de elaboração desses recursos.




Guia - O edital serve como um guia que possibilita a análise do perfil para o concurso, bem como a forma adquada de se preparar.




Edital anterior - Mesmo que o edital não tenha sido publicado, é importante ler o do último concurso para se ter idéia do que foi exigido. Isso servirá como orientaçào para os estudos.





Fonte:
http://g1.globo.com/

Mestre dos Mestres

O que fascina no discurso de Jesus é que apesar da veemência em que discorria sobre a eternidade, Ele não pressionava ninguém a seguir suas idéias.

Não usava Seu poder para que as pessoas gravitassem em torno dEle. Quando as ajudava era de se esperar que usasse a Sua influência para trasnformá-las em seguidoras.

Ele falava para que elas seguissem seus próprios caminhos e ia além, pedia segredo sobre os Seus feitos.

Sua ética era uma poesia que exalava como perfume.

Diferentemente da maioria, o que Ele fazia com a mão esquerda, não alardeava com a mão direita.

Qualquer político ou líder atual ama proclamar seus feitos, gosta de estar estampado na mídia. Alguns pagam para sair em colunas sociais. Jesus pedia silêncio. Preferia ser discreto.

Certa vez contou uma parábola que nos ensinava sobre a discrição e humildade.

Disse que se alguém fosse convidado para uma festa, deveria sempre procurar os últimos lugares, os de menos visibilidade social e não os primeiros, pois, ao se se sentar nos primeiros lugares, poderia passar por um vexame. O anfitrião poderia pedir para que ele saísse daquele lugar, pois estava reservado a outro mais importante.

Mas se ele se sentar nos últimos lugares e o anfitrião lhe pedir para tomar a posição dos primeiros, isso lhe seria uma honra.

Jesus nunca procurou os primeiros lugares. Ele nunca quis aparecer por aparecer. Jamais viveu em função do prestígio social, por isso, alguns dias antes de morrer estava na casa de um leproso, Simão, sentado ao redor de sua mesa.

Seu maior desejo era servir e não ser servido. Era dar e não receber.

A única vez que se colocou acima dos outros, foi quando estava pendurado em uma cruz.

Se...


"Se ao menos a minha vida mudasse um pouco...

"Se ao menos não fosse tão difícil conviver com o (a) fulano(a) ..."

"Se ao menos eu tivesse as oportunidades que todo mundo têm..."

"Se ao menos eu pudesse ficar livre desse problema (desse sofrimento, dessa provação) tão grande. Como tudo seria diferente..."

Você não é o único a pensar assim, todos temos esses pensamentos!

Certo homem, tinha em sua casa um jardim que poderia ser muito belo, se não fosse uma pedra enorme e bem profunda que havia no meio dele.

Experimentou vários métodos para se livrar daquela pedra grotesca, todos sem sucesso. Tentou inclusive dinamitá-la, mas a tentativa só serviu para quebrar as vidraças da casa.

Por fim, ele morreu, e sendo seu herdeiro um homem de muito bom senso percebeu que era inútil se esforçar para remover a pedra, resolveu transformá-la num objeto decorativo.

Mandou pintar afrescos, colocou ali vasos de flores, algumas samambaias e trepadeiras.

A partir de então todos os que o visitavam faziam comentários sobre a beleza da pedra. Agora o novo proprietário já não sabia o que mais lhe dava satisfação.

Por um lado, havia o fato de que o jardim ficara mais belo. Por outro se alegrava também com o sucesso que obtivera, ao embelezar aquela pedra que não pudera arrancar.

Assim, aquela grotesca e feia pedra , que ninguém conseguira remover, acabou se tornando principal atração em seu jardim.

Isso aconteceu porque aquele homem soube tirar proveito de algo negativo.

Adaptado de Fontes no Vale
Lettie Cowman

Foto: http://blog.rivalcir.com.br/jardins-do-japao/

Simples, simples assim...

Desejo que você que não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.

Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.

Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.

Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.

Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.

Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.

Seja um debatedor de idéias.


Lute pelo que você ama.

Augusto Cury

Tudo começou quando...

meus sobrinhos, e não são poucos, resolveram fazer concurso para o Tribunal de Justiça.

Eu já estava trabalhando como Auxiliar Judiciário, aprovada no concurso de 1993. Pediram-me que desse aulas.

Então nos reuníamos na casa de um deles aos finais de semana e estudávamos. Comecei a elaborar apostilas que eram chamadas por eles de "apostilas da Que-Quel".

Ah, devo dizer que também não foi fácil pra mim.

Sou caçula de uma família com dez filhos.

Meus pais, muito humildes, não podiam fazer mais do que faziam. Todos tivemos que nos virar muito cedo.

Mas eles estavam ali.... movidos de esperança. Ensinaram-me que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, não importa quantas vezes choremos... não importa se não chegamos em primeiro lugar... não importa se não alcançamos nossos alvos na primeira tentativa... não importam as adversidades... apenas continuem, dizia meu pai. E o via ali, praticando, ele mesmo, tudo o que ensinava.

E segui.

E então, como dizia, comecei a elaborar apostilas que foram ficando famosas... rsrs


No Fórum onde trabalhava, os colegas começaram a pedir que desse aulas. Mudei o local para minha casa e começamos a estudar.

E veio o concurso de 1997. Prova difícil.
Não obtiveram o êxito esperado. Mas não desistimos.

E veio o concurso de 2001. Estava já há algum tempo no TJ e resolvi que precisava mudar de cargo. Precisava passar para Analista. O que fazer? Pedi um mês de licença-prêmio e me tranquei em casa.

Prestem atenção. Tranquei-me!!! O tempo jogava contra mim. Minha licença foi deferida para 1º de julho de 2001 e a prova seria vinte e um dias depois.


Passava os dias lendo Codejrj e Estatuto e gravando a minha própria voz para escutar mais tarde, enquanto fazia outras tarefas.

Estudei o que pude, como pude.


E aí... em 2001 fui aprovada para Analista Judiciário (antigo Técnico Judiciário Juramentado). Gabaritei as questões de Codjerj e Estatuto.

Pouco tempo depois, estava trabalhando, quando um amigo, Vinícius, sabendo que eu havia gabaritado essas matérias, me convidou para dar aulas em Campo Grande-RJ.

Fui, morrendo de medo. Frio na barriga. Mas fui...

Lembra?? Jamais desistir!


Parece que gostaram... Daqui a pouco, ele mesmo , Vinícius, ao ser convidado para dar aulas em um curso da Barra, indicou meu nome para substituí-lo.

E lá fui eu... Assim, foram conhecendo meu trabalho.

Logo, estava sendo convidada para outro curso... e outro... e outro...


E tenho dado aulas desde então. A cada concurso, um novo desafio.

As apostilas da "Que-Quel" foram transformadas em apostilas da Professora Raquel Tinoco.

Amanda, minha sobrinha, está hoje no TJ-PR.

Outros sobrinhos seguiram rumos diferentes, sempre em frente, sempre na direção de seus sonhos. Estão chegando lá.


Meus alunos tornaram-se meus amigos e isso não tem preço.

Meu maior incentivo?? É acompanhar cada resultado e torcer por:

Admares, Alessandras, Alexandres, Alines, Amandas, Andréias, Andrezzas, Anicks, Arianes, Biancas, Bias, Brunos, Calixtos, Carlas, Carlos, Carlinhos, Carolinas, Carolines, Cidas, Christians, Constanças, Cristianes, Daniéis, Danielles, Deises, Denises, Diogos, Drês, Dris, Eneas, Fabíolas, Fábios, Fernandas, Filipes, Flávios, Freds, Giselas, Giseles, Ghislaines, Glórias, Hannas, Henriques, Ianos, Ilanas, Isabéis, Isabelas, Israéis, Ivanas, Ivans, Izadoras, Jackies, Jacques, Janes, Joões, Jeans, Julianas, Kayenes, Kátias, Lenes, Léos, Lúcias, Lucianas, Lucianos, Ludymilas, Luízas, Luzias, Magnos, Marcelas, Marcélis, Marcellas, Marcelles, Márcias, Marcys, Marianas, Marias, Megs, Meles, Mônicas, Patrícias, Pattys, Paulos, Pedros, Pritzes, Rafas, Rafaéis, Raphas, Raquéis, Renatas, Renées, Robertas, Robertos, Rodrigos, Rogérias, Silvanias, Simones, Sérgios, Suelens, Suellens, Tassianas, Tatis, Vanessas, Vicentes, Wilsons....

Deus os abençoe.

não desista!

não desista!

Postagens