domingo, 22 de junho de 2008

Dicas

Tática...


Isso mesmo!!! Tática!!! 
Imagine que você esteja indo para uma guerra e precisa construir uma armadura. Gaste um tempo no autoconhecimento. Descubra onde há maior vulnerabilidade. Reforce a armadura nessa parte. Blindagem!!!! Reforçou? Pronto. Precisa mesmo? Claro!!! A batalha se aproxima, você conhece todos os adversários que estão do outro lado, mas às vezes se esquece de um que está bem perto de você. É, bem perto.

Digo sempre aos alunos que o primeiro adversário a ser vencido é ele mesmo. Então gaste um tempo se conhecendo, derrotando sua ansiedade, sua baixa auto-estima, as cobranças ao seu redor etc.

Armadura reforçada, vamos à tática de guerra. Planeje. Gaste o tempo que for necessário no planejamento do que virá. Trace uma linha do tempo onde você consiga visualizar todas as etapas e principalmente o objetivo final, a vitória.

O tempo gasto no planejamento e tática de guerra são imprescindíveis para o sucesso.

Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro

A Procuradoria vem anunciando a realização de concurso para preencher 117 vagas de nível superior e nível médio. Os salários variam entre R$ 2.389,32 a R$ 2.942,23. Os preparativos do concurso estão em andamento. O último concurso foi realizado em 1992.

Fique atento às seguintes normas: LC 15/80 e Lei 4720/06
http://alerj.rj.gov.br/

A origem da Procuradoria Geral do Estado remonta à antiga Procuradoria Geral dos Feitos da Fazenda Municipal, que, através da Lei nº. 4710, de 04/04/34, passou a ser chamada de Procuradoria dos Feitos da Fazenda Municipal. A partir de 1938 a Procuradoria dos Feitos da Fazenda Municipal, através do Dec. nº. 6344, de 09/11/38, transformou-se na Procuradoria da Fazenda do Distrito Federal, passando a gerir os negócios públicos do Distrito Federal no que se referia aos assuntos jurídicos. Com a criação do Estado da Guanabara, em 1960, adveio a Lei nº. 134, de 1961, responsável pela criação da carreira de Procurador do Estado da Guanabara, determinando, desde então, que sua única forma de provimento seria o concurso público. O primeiro concurso público foi realizado em 1963, tendo sido aprovados para comporem os quadros desta Casa valiosos nomes da Cultura Nacional. O atual prédio da Procuradoria Geral do Estado foi construído no ano de 1887, tendo o terreno para sua construção sido cedido pelo Imperador D. Pedro II ao Barão Nogueira da Gama. Neste terreno situado na Rua Dom Manoel foi construído o edifício matriz da Caixa Econômica Federal. Devido ao enorme progresso obtido pela Caixa Econômica, o velho casarão da Rua Dom Manuel deixou de ser a sua sede em 1940. Logo após, nas décadas de 40 a 60, foi utilizado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Guanabara, para Varas de Acidentes de Trabalho, e Cartório de Registro Civil e Casamentos chamado de Pretórios. Em 1960, passou o prédio a ser ocupado pela antiga Procuradoria Geral do Estado da Guanabara. No ano de 1975 ocorreu uma radical mudança com a fusão do Estado da Guanabara e do antigo Estado do Rio de Janeiro, formando-se o atual Estado do Rio de Janeiro. Nesta mesma época houve a junção das Procuradoria do Estado da Guanabara e da Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro, correspondendo à atual. Com isso, houve a transferência de sua sede em 1979 para o prédio situado na Rua Dom Manoel, nº. 25, onde está até os dias de hoje.

Fonte:
http://pge.rj.gov.br/

E eu continuo na torcida. Beijos

Adversidades a nosso favor

Os navegantes antigos imaginavam que pequenos insetos construtores de recifes de coral haviam institivamente construído os grandes círculos das Ilhas Atol para se protegerem em seu interior. Um renomado cientista refutou essa crença, mostrando que o inseto só pode viver e prosperar enfrentando o oceano aberto - nas bem arejadas espumas de suas ondas poderosas.

Assim, tem-se pensado comumente que comodidade e segurança são as condições mais favoráveis à vida. No entanto, todos os homens nobres e fortes provam, ao contrário, que a resistência nas adversidades é que molda os homens de caráter e distingue uma mera existência, de uma vida vigorosa. As dificuldades formam o nosso caráter.

Fonte: Manancias no Deserto
Autor: Lettie Cowman
Editora Betânia
Décima Edição - 1986

Tudo começou quando...

meus sobrinhos, e não são poucos, resolveram fazer concurso para o Tribunal de Justiça.

Eu já estava trabalhando como Auxiliar Judiciário, aprovada no concurso de 1993. Pediram-me que desse aulas.

Então nos reuníamos na casa de um deles aos finais de semana e estudávamos. Comecei a elaborar apostilas que eram chamadas por eles de "apostilas da Que-Quel".

Ah, devo dizer que também não foi fácil pra mim.

Sou caçula de uma família com dez filhos.

Meus pais, muito humildes, não podiam fazer mais do que faziam. Todos tivemos que nos virar muito cedo.

Mas eles estavam ali.... movidos de esperança. Ensinaram-me que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, não importa quantas vezes choremos... não importa se não chegamos em primeiro lugar... não importa se não alcançamos nossos alvos na primeira tentativa... não importam as adversidades... apenas continuem, dizia meu pai. E o via ali, praticando, ele mesmo, tudo o que ensinava.

E segui.

E então, como dizia, comecei a elaborar apostilas que foram ficando famosas... rsrs


No Fórum onde trabalhava, os colegas começaram a pedir que desse aulas. Mudei o local para minha casa e começamos a estudar.

E veio o concurso de 1997. Prova difícil.
Não obtiveram o êxito esperado. Mas não desistimos.

E veio o concurso de 2001. Estava já há algum tempo no TJ e resolvi que precisava mudar de cargo. Precisava passar para Analista. O que fazer? Pedi um mês de licença-prêmio e me tranquei em casa.

Prestem atenção. Tranquei-me!!! O tempo jogava contra mim. Minha licença foi deferida para 1º de julho de 2001 e a prova seria vinte e um dias depois.


Passava os dias lendo Codejrj e Estatuto e gravando a minha própria voz para escutar mais tarde, enquanto fazia outras tarefas.

Estudei o que pude, como pude.


E aí... em 2001 fui aprovada para Analista Judiciário (antigo Técnico Judiciário Juramentado). Gabaritei as questões de Codjerj e Estatuto.

Pouco tempo depois, estava trabalhando, quando um amigo, Vinícius, sabendo que eu havia gabaritado essas matérias, me convidou para dar aulas em Campo Grande-RJ.

Fui, morrendo de medo. Frio na barriga. Mas fui...

Lembra?? Jamais desistir!


Parece que gostaram... Daqui a pouco, ele mesmo , Vinícius, ao ser convidado para dar aulas em um curso da Barra, indicou meu nome para substituí-lo.

E lá fui eu... Assim, foram conhecendo meu trabalho.

Logo, estava sendo convidada para outro curso... e outro... e outro...


E tenho dado aulas desde então. A cada concurso, um novo desafio.

As apostilas da "Que-Quel" foram transformadas em apostilas da Professora Raquel Tinoco.

Amanda, minha sobrinha, está hoje no TJ-PR.

Outros sobrinhos seguiram rumos diferentes, sempre em frente, sempre na direção de seus sonhos. Estão chegando lá.


Meus alunos tornaram-se meus amigos e isso não tem preço.

Meu maior incentivo?? É acompanhar cada resultado e torcer por:

Admares, Alessandras, Alexandres, Alines, Amandas, Andréias, Andrezzas, Anicks, Arianes, Biancas, Bias, Brunos, Calixtos, Carlas, Carlos, Carlinhos, Carolinas, Carolines, Cidas, Christians, Constanças, Cristianes, Daniéis, Danielles, Deises, Denises, Diogos, Drês, Dris, Eneas, Fabíolas, Fábios, Fernandas, Filipes, Flávios, Freds, Giselas, Giseles, Ghislaines, Glórias, Hannas, Henriques, Ianos, Ilanas, Isabéis, Isabelas, Israéis, Ivanas, Ivans, Izadoras, Jackies, Jacques, Janes, Joões, Jeans, Julianas, Kayenes, Kátias, Lenes, Léos, Lúcias, Lucianas, Lucianos, Ludymilas, Luízas, Luzias, Magnos, Marcelas, Marcélis, Marcellas, Marcelles, Márcias, Marcys, Marianas, Marias, Megs, Meles, Mônicas, Patrícias, Pattys, Paulos, Pedros, Pritzes, Rafas, Rafaéis, Raphas, Raquéis, Renatas, Renées, Robertas, Robertos, Rodrigos, Rogérias, Silvanias, Simones, Sérgios, Suelens, Suellens, Tassianas, Tatis, Vanessas, Vicentes, Wilsons....

Deus os abençoe.

não desista!

não desista!

Postagens