domingo, 30 de maio de 2010

"Sherlock" Jiló

O muro aqui de casa está precisando de uns reparos.

Jiló ouvia os latidos do outro lado e ficava em polvorosa. Seriam amigos ou inimigos? Queria "conhecê-los".

Tentou de tudo. Furar buraco por baixo do muro, pular para o outro lado por cima do muro, fugir e entrar pelo portão... frustração!!!

"Preciso saber quem mora do outro lado. Essa curiosidade está me matando!!!"

Andava todos os dias beirando o muro. O Léo o seguia. Pareciam Sherlock Holmes e seu fiel amigo Watson. Investigando... investigando!!! Até que um dia... "Elementar, meu caro Watson. Encontrei."

Jiló começou a arranhar o muro com suas unhas. Conseguiu arrancar o emboço. Continuou arranhando. Vieram os tijolos e ele persistiu. Consegiu esfarelar os tijolos e abriu o primeiro buraco. "Watson" apenas observava e balançava a cabeça como a dizer: "isso não vai dar certo."

O buraco era muito pequeno. Só conseguia colocar a ponta do focinho e dar uma olhada com um dos olhos. Já era alguma coisa. Viu que do outro lado havia outros da sua raça. A latição começou. Passeava pelo quintal e quando cismava, corria em direção ao muro, colocava um olho no buraco e desafiava os cães. Rosnados, latidos, ai era um fervo!!!

Cobrimos o buraco. No outro dia, lá estava ele. Maior ainda!!! Cobrimos de novo. Mas Jiló queria mais!!! Aquele buraco já não comportava a sua sede de aventura!!! Resolveu abrir o segundo buraco no muro. Esse era magnífico!!! Cabia toda a sua cabeça. Podia olhar o mundo do outro lado e ainda ficar espreitando o "inimigo".








A nós, só resta cobrir mais uma vez o buraco!!! Quer dizer... os buracos.

Gatos

Folgaaaaaaaado!!!




Nick e Quico. Inseparáveis.



Mel, a preferida do Jiló.



Pepê e seu lugar preferido: uma caixa de sapatos. Pode ser bem pequena, não importa. Ela se aperta toda e enquanto não entra na caixa, não sossega. Se a tampa fecha, ela "pede" para abrir a sua "cama".

O Comedouro

Com o final da safra dos caquis, os pássaros ficaram bem tristes. Viviam por aqui, mas não naquela algazarra. Eu e Paulo ficamos com dó e resolvemos fazer um comedouro. Deu certo. Já no primeiro dia os pássaros começaram a voltar.



Bem desconfiados, é verdade, afinal que gente boazinha é essa? Vinham descendo pelo galho da goiabeira, olhando para todos os lados, prontos para uma fuga, caso uma armadilha aparecesse de repente.

Mas, como as arapucas não vieram, logo estavam de novo na farra. As disputas começaram. Sabiás, sanhaçus, saíras...

Certa manhã, entretanto, Paulo me chamou à janela para ver uma cena.

Essa não!!! Quase imperceptível, imóvel mesmo, um "pássaro" diferente se escondia atrás do tronco, próximo ao comedouro.


No outro dia, mais um "pássaro" exótico se aproximou do comedouro.



Imagino que o interesse desses "pássaros" não eram as frutas!!!

O que você acha?

Fotos: Raquel Tinoco
Foto 1: sanhaçus cinzentos
Foto 2: Mel
Foto 3: Quico

Tudo começou quando...

meus sobrinhos, e não são poucos, resolveram fazer concurso para o Tribunal de Justiça.

Eu já estava trabalhando como Auxiliar Judiciário, aprovada no concurso de 1993. Pediram-me que desse aulas.

Então nos reuníamos na casa de um deles aos finais de semana e estudávamos. Comecei a elaborar apostilas que eram chamadas por eles de "apostilas da Que-Quel".

Ah, devo dizer que também não foi fácil pra mim.

Sou caçula de uma família com dez filhos.

Meus pais, muito humildes, não podiam fazer mais do que faziam. Todos tivemos que nos virar muito cedo.

Mas eles estavam ali.... movidos de esperança. Ensinaram-me que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, não importa quantas vezes choremos... não importa se não chegamos em primeiro lugar... não importa se não alcançamos nossos alvos na primeira tentativa... não importam as adversidades... apenas continuem, dizia meu pai. E o via ali, praticando, ele mesmo, tudo o que ensinava.

E segui.

E então, como dizia, comecei a elaborar apostilas que foram ficando famosas... rsrs


No Fórum onde trabalhava, os colegas começaram a pedir que desse aulas. Mudei o local para minha casa e começamos a estudar.

E veio o concurso de 1997. Prova difícil.
Não obtiveram o êxito esperado. Mas não desistimos.

E veio o concurso de 2001. Estava já há algum tempo no TJ e resolvi que precisava mudar de cargo. Precisava passar para Analista. O que fazer? Pedi um mês de licença-prêmio e me tranquei em casa.

Prestem atenção. Tranquei-me!!! O tempo jogava contra mim. Minha licença foi deferida para 1º de julho de 2001 e a prova seria vinte e um dias depois.


Passava os dias lendo Codejrj e Estatuto e gravando a minha própria voz para escutar mais tarde, enquanto fazia outras tarefas.

Estudei o que pude, como pude.


E aí... em 2001 fui aprovada para Analista Judiciário (antigo Técnico Judiciário Juramentado). Gabaritei as questões de Codjerj e Estatuto.

Pouco tempo depois, estava trabalhando, quando um amigo, Vinícius, sabendo que eu havia gabaritado essas matérias, me convidou para dar aulas em Campo Grande-RJ.

Fui, morrendo de medo. Frio na barriga. Mas fui...

Lembra?? Jamais desistir!


Parece que gostaram... Daqui a pouco, ele mesmo , Vinícius, ao ser convidado para dar aulas em um curso da Barra, indicou meu nome para substituí-lo.

E lá fui eu... Assim, foram conhecendo meu trabalho.

Logo, estava sendo convidada para outro curso... e outro... e outro...


E tenho dado aulas desde então. A cada concurso, um novo desafio.

As apostilas da "Que-Quel" foram transformadas em apostilas da Professora Raquel Tinoco.

Amanda, minha sobrinha, está hoje no TJ-PR.

Outros sobrinhos seguiram rumos diferentes, sempre em frente, sempre na direção de seus sonhos. Estão chegando lá.


Meus alunos tornaram-se meus amigos e isso não tem preço.

Meu maior incentivo?? É acompanhar cada resultado e torcer por:

Admares, Alessandras, Alexandres, Alines, Amandas, Andréias, Andrezzas, Anicks, Arianes, Biancas, Bias, Brunos, Calixtos, Carlas, Carlos, Carlinhos, Carolinas, Carolines, Cidas, Christians, Constanças, Cristianes, Daniéis, Danielles, Deises, Denises, Diogos, Drês, Dris, Eneas, Fabíolas, Fábios, Fernandas, Filipes, Flávios, Freds, Giselas, Giseles, Ghislaines, Glórias, Hannas, Henriques, Ianos, Ilanas, Isabéis, Isabelas, Israéis, Ivanas, Ivans, Izadoras, Jackies, Jacques, Janes, Joões, Jeans, Julianas, Kayenes, Kátias, Lenes, Léos, Lúcias, Lucianas, Lucianos, Ludymilas, Luízas, Luzias, Magnos, Marcelas, Marcélis, Marcellas, Marcelles, Márcias, Marcys, Marianas, Marias, Megs, Meles, Mônicas, Patrícias, Pattys, Paulos, Pedros, Pritzes, Rafas, Rafaéis, Raphas, Raquéis, Renatas, Renées, Robertas, Robertos, Rodrigos, Rogérias, Silvanias, Simones, Sérgios, Suelens, Suellens, Tassianas, Tatis, Vanessas, Vicentes, Wilsons....

Deus os abençoe.

não desista!

não desista!

Postagens