domingo, 13 de julho de 2008

Simples, simples assim

Perdi mais de nove mil cestas e quase trezentos jogos. Em vários momentos da minha vida, falhei. E é isso que me torna um vencedor!

Michael Jordan

Vai ter com a formiga...


Tamerlane costumava contar aos amigos uma história de sua mocidade.

"Certa vez", dia ele, "para escapar de inimigos, fui forçado e me esconder nas ruínas de um edifício e passei, ali sentado, muitas horas. Desejando distrair a mente da triste situação em que me achava, fiquei olhando uma formiga que subia por uma parede, carregando um grão de trigo maior do que ela.

Contei todas as suas tentativas para alcançar o objetivo. O grãozinho caiu sessenta e nove vezes, mas o inseto perseverou e, ao completar setenta vezes, alcançou o topo.

Aquela cena me deu coragem no momento, e nunca esqueci a lição."


Fonte: Manancias no Deserto
Autor: Lettie Cowman
Editora Betânia
Décima Edição - 1986

Dicas

Concentração...

Tática escolhida, informações atualizadas, tudo normatizado, tempo otimizado... concentre-se no seu alvo.


Rubenstein, famoso músico contemporâneo, disse que: "se passo um dia sem praticar, eu noto a diferença. Se passo dois dias, os amigos notam a diferença. Se passo três dias, o público nota a diferença." Finaliza: "a perfeição vem da prática."


Na vida, como na música, tudo depende de como encaramos nossas tarefas e de como visualizamos o alvo a atingir. Tudo depende de prática e perseverança.

Se, na montanha, nos desviamos da trilha, parando a cada momento para considerar nossos limites, comparando-nos a outros que já atingiram seus objetivos, nos distanciamos cada vez mais do topo. Cada um tem seu tempo próprio, sua maneira de alcançar seus objetivos, mas todos devem neles se concentrar.


Augusto Cury, em sua obra "O Futuro da Humanidade", afirma que Einstein não tinha um cérebro provilegiado, como alguns acreditam. Tinha uma imaginação privilegiada. Einstein dizia que a imaginação é mais importante do que o conhecimento. Cury continua descrevendo em sua obra: quando Einstein desenvolveu os pressupostos de sua teoria, era um jovem de 27 anos, com menos cultura acadêmica do que muitos universitários da atualidade. Mas por que brilhou??? Brilhou porque liberou sua criatividade, aprendeu a pensar com imagens e, principalmente, foi ousado.

Manter o objetivo dentro da linha de visão, pode crer, fez parte de cada uma dessas vidas de sucesso. É olhar adiante, sempre com a visão fincada ele fincada, sem que nada possa nos tirar da meta.

Como o próprio blogue anuncia, deixemos as coisas que para trás ficam e concentremo-nos no alvo.

Temos: Tática, Informação, Normatização, Otimização e Concentração.

Já experimentou?



Tudo começou quando...

meus sobrinhos, e não são poucos, resolveram fazer concurso para o Tribunal de Justiça.

Eu já estava trabalhando como Auxiliar Judiciário, aprovada no concurso de 1993. Pediram-me que desse aulas.

Então nos reuníamos na casa de um deles aos finais de semana e estudávamos. Comecei a elaborar apostilas que eram chamadas por eles de "apostilas da Que-Quel".

Ah, devo dizer que também não foi fácil pra mim.

Sou caçula de uma família com dez filhos.

Meus pais, muito humildes, não podiam fazer mais do que faziam. Todos tivemos que nos virar muito cedo.

Mas eles estavam ali.... movidos de esperança. Ensinaram-me que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, não importa quantas vezes choremos... não importa se não chegamos em primeiro lugar... não importa se não alcançamos nossos alvos na primeira tentativa... não importam as adversidades... apenas continuem, dizia meu pai. E o via ali, praticando, ele mesmo, tudo o que ensinava.

E segui.

E então, como dizia, comecei a elaborar apostilas que foram ficando famosas... rsrs


No Fórum onde trabalhava, os colegas começaram a pedir que desse aulas. Mudei o local para minha casa e começamos a estudar.

E veio o concurso de 1997. Prova difícil.
Não obtiveram o êxito esperado. Mas não desistimos.

E veio o concurso de 2001. Estava já há algum tempo no TJ e resolvi que precisava mudar de cargo. Precisava passar para Analista. O que fazer? Pedi um mês de licença-prêmio e me tranquei em casa.

Prestem atenção. Tranquei-me!!! O tempo jogava contra mim. Minha licença foi deferida para 1º de julho de 2001 e a prova seria vinte e um dias depois.


Passava os dias lendo Codejrj e Estatuto e gravando a minha própria voz para escutar mais tarde, enquanto fazia outras tarefas.

Estudei o que pude, como pude.


E aí... em 2001 fui aprovada para Analista Judiciário (antigo Técnico Judiciário Juramentado). Gabaritei as questões de Codjerj e Estatuto.

Pouco tempo depois, estava trabalhando, quando um amigo, Vinícius, sabendo que eu havia gabaritado essas matérias, me convidou para dar aulas em Campo Grande-RJ.

Fui, morrendo de medo. Frio na barriga. Mas fui...

Lembra?? Jamais desistir!


Parece que gostaram... Daqui a pouco, ele mesmo , Vinícius, ao ser convidado para dar aulas em um curso da Barra, indicou meu nome para substituí-lo.

E lá fui eu... Assim, foram conhecendo meu trabalho.

Logo, estava sendo convidada para outro curso... e outro... e outro...


E tenho dado aulas desde então. A cada concurso, um novo desafio.

As apostilas da "Que-Quel" foram transformadas em apostilas da Professora Raquel Tinoco.

Amanda, minha sobrinha, está hoje no TJ-PR.

Outros sobrinhos seguiram rumos diferentes, sempre em frente, sempre na direção de seus sonhos. Estão chegando lá.


Meus alunos tornaram-se meus amigos e isso não tem preço.

Meu maior incentivo?? É acompanhar cada resultado e torcer por:

Admares, Alessandras, Alexandres, Alines, Amandas, Andréias, Andrezzas, Anicks, Arianes, Biancas, Bias, Brunos, Calixtos, Carlas, Carlos, Carlinhos, Carolinas, Carolines, Cidas, Christians, Constanças, Cristianes, Daniéis, Danielles, Deises, Denises, Diogos, Drês, Dris, Eneas, Fabíolas, Fábios, Fernandas, Filipes, Flávios, Freds, Giselas, Giseles, Ghislaines, Glórias, Hannas, Henriques, Ianos, Ilanas, Isabéis, Isabelas, Israéis, Ivanas, Ivans, Izadoras, Jackies, Jacques, Janes, Joões, Jeans, Julianas, Kayenes, Kátias, Lenes, Léos, Lúcias, Lucianas, Lucianos, Ludymilas, Luízas, Luzias, Magnos, Marcelas, Marcélis, Marcellas, Marcelles, Márcias, Marcys, Marianas, Marias, Megs, Meles, Mônicas, Patrícias, Pattys, Paulos, Pedros, Pritzes, Rafas, Rafaéis, Raphas, Raquéis, Renatas, Renées, Robertas, Robertos, Rodrigos, Rogérias, Silvanias, Simones, Sérgios, Suelens, Suellens, Tassianas, Tatis, Vanessas, Vicentes, Wilsons....

Deus os abençoe.

não desista!

não desista!

Postagens