segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Deus Cuida de Mim

Desde muito pequena aprendi sobre o cuidar de Deus.

Meu pai era lavrador. Minha mãe, do lar.

Mas não faltava alegria. Não faltavam sorrisos e brincadeiras. Deus estava lá. Sempre cuidando de mim.

Deus cuidou de mim ao nascer. Deram-me o nome de Raquel, que significa "ovelha", em hebraico.

Raquel era uma pastora de ovelhas, filha de labão, irmã de Lia. Apaixonou-se por Jacó e esta é uma das mais belas histórias de amor da Bíblia.

Deus cuidou de mim ao não permitir que eu estivesse nos braços de minha irmã Cenyr quando a convocou para junto dEle.

Deus cuidou de mim cada dia em que eu, com meus seis anos, caminhava aproximadamente dois quilômetros para ir a escola e mais dois para voltar. Não tínhamos dinheiro para o transporte. Deus me deu amigos. Amigos que me acompanhavam durante todo o trajeto. Eu era uma menina muito falante e esperta e os vizinhos todos me conheciam.

Quem ia no armazém pedir "fiado" era eu. Meu irmãos tinham vergonha e eu, não. Mas era Deus cuidando de mim. Porque o dono do armazém me conhecia.

Deus cuidou de mim quando eu bati com a bicicleta do meu pai no poste e a amassei toda. Um homem de quem jamais esperei ajuda, foi lá me suspendeu, me levou para a casa dele, consertou a bicicleta sem que meu pai soubesse de nada. Bem, vocês podem estar dizendo: "qualquer um faria o mesmo"

Não, não aquele homem. O nome dele era Moacir. Era meu vizinho de muro. Minha casa ficava ao lado da casa dele. As relações entre minha família e a dele não eram muito boas. Mas eu não tinha inimigos. Era uma criança de seis anos. O que uma criança de seis anos sabe sobre inimizade??? Eu só tinha amigos.

Deus cuidou de mim quando me deu forças para ajudar minha mãe na longa espera em curar sua perda.

Deus cuidou de mim durante cada instante da minha vida. Quando eu pensava: "e agora???" Lá vinha Ele com sua mão terna me conduzindo ao refrigério. Por isso aqueles que me cercam dizem que Deus tem uma certa preferenciazinha por mim. Mero ciúme rsrsrs

Deus cuida de cada um de forma única. Está sempre cuidando, sempre nos fazendo enxergar a Sua grandeza.

Deus cuida de mim ainda hoje. E sei que cuidará sempre.

Fotos: http://fotos.sapo.pt/

2 comentários:

Cris crochê disse...

Deus também sempre cuidou de mim. Ler esse seu testemunho me fez lembrar das muitas vezes em que Ele me resgatou e me sustentou com sua forte mão.

Professora Raquel Tinoco disse...

Oi Cris, verdade. Ele sempre cuida de nós com muito carinho. Bjs

Tudo começou quando...

meus sobrinhos, e não são poucos, resolveram fazer concurso para o Tribunal de Justiça.

Eu já estava trabalhando como Auxiliar Judiciário, aprovada no concurso de 1993. Pediram-me que desse aulas.

Então nos reuníamos na casa de um deles aos finais de semana e estudávamos. Comecei a elaborar apostilas que eram chamadas por eles de "apostilas da Que-Quel".

Ah, devo dizer que também não foi fácil pra mim.

Sou caçula de uma família com dez filhos.

Meus pais, muito humildes, não podiam fazer mais do que faziam. Todos tivemos que nos virar muito cedo.

Mas eles estavam ali.... movidos de esperança. Ensinaram-me que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, não importa quantas vezes choremos... não importa se não chegamos em primeiro lugar... não importa se não alcançamos nossos alvos na primeira tentativa... não importam as adversidades... apenas continuem, dizia meu pai. E o via ali, praticando, ele mesmo, tudo o que ensinava.

E segui.

E então, como dizia, comecei a elaborar apostilas que foram ficando famosas... rsrs


No Fórum onde trabalhava, os colegas começaram a pedir que desse aulas. Mudei o local para minha casa e começamos a estudar.

E veio o concurso de 1997. Prova difícil.
Não obtiveram o êxito esperado. Mas não desistimos.

E veio o concurso de 2001. Estava já há algum tempo no TJ e resolvi que precisava mudar de cargo. Precisava passar para Analista. O que fazer? Pedi um mês de licença-prêmio e me tranquei em casa.

Prestem atenção. Tranquei-me!!! O tempo jogava contra mim. Minha licença foi deferida para 1º de julho de 2001 e a prova seria vinte e um dias depois.


Passava os dias lendo Codejrj e Estatuto e gravando a minha própria voz para escutar mais tarde, enquanto fazia outras tarefas.

Estudei o que pude, como pude.


E aí... em 2001 fui aprovada para Analista Judiciário (antigo Técnico Judiciário Juramentado). Gabaritei as questões de Codjerj e Estatuto.

Pouco tempo depois, estava trabalhando, quando um amigo, Vinícius, sabendo que eu havia gabaritado essas matérias, me convidou para dar aulas em Campo Grande-RJ.

Fui, morrendo de medo. Frio na barriga. Mas fui...

Lembra?? Jamais desistir!


Parece que gostaram... Daqui a pouco, ele mesmo , Vinícius, ao ser convidado para dar aulas em um curso da Barra, indicou meu nome para substituí-lo.

E lá fui eu... Assim, foram conhecendo meu trabalho.

Logo, estava sendo convidada para outro curso... e outro... e outro...


E tenho dado aulas desde então. A cada concurso, um novo desafio.

As apostilas da "Que-Quel" foram transformadas em apostilas da Professora Raquel Tinoco.

Amanda, minha sobrinha, está hoje no TJ-PR.

Outros sobrinhos seguiram rumos diferentes, sempre em frente, sempre na direção de seus sonhos. Estão chegando lá.


Meus alunos tornaram-se meus amigos e isso não tem preço.

Meu maior incentivo?? É acompanhar cada resultado e torcer por:

Admares, Alessandras, Alexandres, Alines, Amandas, Andréias, Andrezzas, Anicks, Arianes, Biancas, Bias, Brunos, Calixtos, Carlas, Carlos, Carlinhos, Carolinas, Carolines, Cidas, Christians, Constanças, Cristianes, Daniéis, Danielles, Deises, Denises, Diogos, Drês, Dris, Eneas, Fabíolas, Fábios, Fernandas, Filipes, Flávios, Freds, Giselas, Giseles, Ghislaines, Glórias, Hannas, Henriques, Ianos, Ilanas, Isabéis, Isabelas, Israéis, Ivanas, Ivans, Izadoras, Jackies, Jacques, Janes, Joões, Jeans, Julianas, Kayenes, Kátias, Lenes, Léos, Lúcias, Lucianas, Lucianos, Ludymilas, Luízas, Luzias, Magnos, Marcelas, Marcélis, Marcellas, Marcelles, Márcias, Marcys, Marianas, Marias, Megs, Meles, Mônicas, Patrícias, Pattys, Paulos, Pedros, Pritzes, Rafas, Rafaéis, Raphas, Raquéis, Renatas, Renées, Robertas, Robertos, Rodrigos, Rogérias, Silvanias, Simones, Sérgios, Suelens, Suellens, Tassianas, Tatis, Vanessas, Vicentes, Wilsons....

Deus os abençoe.

não desista!

não desista!

Postagens