Esta música, de um compositor evangélico, João Alexandre, linda por sinal, acompanhou-me durante a minha adolescência e juventude.
Brasil... Acho que vocês ainda não sabem, mas amo meu país. Mas amo de uma forma diferente, amo na forma de sorrisos e lágrimas... Fã de carteirinha!!! Verde-amarela!!!
Era 22 de abril de 1500 e chegavam ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. Achavam que nosso país se limitava àquele monte. Chamaram-no de Monte Pascoal.
Em uma viagem do Espírito Santo à Bahia, pude vê-lo. Emoção!!!
Acharam que era uma grande ilha, e chamaram-no Ilha de Vera Cruz.
Descobriram que era maior, bem maior que isso. E chamaram-no Terra de Santa Cruz.
Mas havia um tesouro, madeira diferente, de cor vermelha, o pau-brasil...
E chamaram-no Brasil.
Já foi colônia. Já teve reis e imperadores.
Era 7 de setembro de 1822 e a independência aconteceu.
A monarquia, em crise, deu lugar à República em 15 de novembro de 1889.
Meu Brasil, oficialmente conhecido como República Federativa do Brasil, é formado por 26 estados e um Distrito Federal.
Tem 5.564 municípios, 189,612,814 habitantes, área de 8.514.876,599 quilômetros quadrados, equivalente a 47% do territírio sul-americano. Em comparação com os demais países do globo, dispõe do quinto maior contingente populacional e da quinta maior área.
O país é banhado pelo Oceano Atlântico ao longo de toda sua costa norte, nordeste, sudeste e sul.
Além do território continental, o Brasil também possui alguns grandes grupos de ilhas no oceano Atlântico como exemplo: Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (território especial do Estado de Pernambuco) e Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo. Há também um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas (que pertence ao Estado do Rio Grande do Norte).
Nona maior economia do planeta e maior economia latino-americana, o Brasil tem hoje forte influência internacional, seja em âmbito regional ou global.
De colonização portuguesa, é o único país de língua portuguesa do continente americano.
O País possui entre 15 e 20% da biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Amazônnica, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados.
O que falta?
Lembro-me das minha lições na igreja batista. Quando os missionários americanos aqui chegaram, há muitos anos atrás e avistaram toda aquela parte montanhosa que fica ao longo da Avenida Brasil, concluíram: "parece um gigante dormindo".
E cada vez que passo pela Linha Vermelha ou pela Avenida Brasil seguindo meu caminho até o Centro do Rio, olho para aquelas montanhas e vejo o gigante que ainda dorme.
Ouço o brado retumbante de um povo heróico;
Sinto os raios fúlgidos do sol da liberdade, que confesso, no Rio de Janeiro, aquece mais;
Choro pelo penhor da igualdade, que ainda não consquistamos com nossos braços fortes. Somos negros, somos pardos, somos brancos, amarelos, vermelhos, de todas as cores, de todos os cantos e de todos os continentes...
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido... Em teu formoso céu, risonho e límpido, a imagem do Cruzeiro resplandece.
Você já teve tempo de olhar o céu do Brasil em uma noite clara de lua nova? Já teve tempo de procurar o Cruzeiro do Sul? Ah, se não teve, ache um minuto que seja!!
É a vantagem de quem vive no campo. Nasci e cresci no campo. Muitas noites ficava ali, deitada na grama, no pátio da Igreja Batista em Piranema, Itaguaí, olhando o céu e contando estrelas. Procurava sempre o Cruzeiro do Sul, porque meu pai me ensinou a enxergá-lo no meio de todas aquelas estrelas. Quando o encontrava, fazia a festa. Achei!! Achei!!!
Não mudei muito. Continuo no campo e as noites continuam estreladas. E sempre olho para o céu à procura do Cruzeiro do Sul. Quando o encontro, ainda falo: "Achei!!"
Gigante pela própria natureza, és belo, és forte... E o teu futuro espelha essa grandeza
Brasil, o filho teu não foge à luta!
Brasil, sou brasileira e não desisto nunca!!!Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
http://www.historiadobrasil.net/descobrimento
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil
http://www.picarelli.com.br/fotolegendas/fotolegenda122002b.htm
http://meuslivros.weblog.com.pt/arquivo/floresta.jpg
http://www.brasil-turismo.com/amazonia.htm
http://www2.astrosurf.com/stelito/constelacoes.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário