domingo, 22 de maio de 2011

MPE - RJ - Concurso Autorizado

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o PGJ do Rio de Janeiro, Cláudio Soares, informou que a abertura do concurso para o quadro de apoio do Ministério Público do Estado (MPE) está oficialmente autorizada. "Autorizei a abertura do concurso. Digo que já tem um concurso que posso realizar. A seleção teria as 90 oportunidades mais as 106 de técnico e analista do projeto. Ainda não formei a comissão do concurso, mas devo fazer isso nos próximos 15 dias. Também nos próximos dias vamos definir a organizadora. A ideia é que a seleção seja feita em agosto ou setembro", revelou.

A programação inicial era divulgar o edita I em junho, mas em virtude da criação das novas vagas e do pequeno atraso referente à autorização do concurso, a nova previsão passou a ser entre agosto ou setembro.

Segundo Cláudio Soares, das 90 vagas já garantidas no concurso, 50 serão para técnico administrativo (nível médio) e 40 para analista administrativo (superior), que corresponde ao antigo cargo de técnico superior administrativo. Esta última função exige curso de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Tecnologia da Informação ou Serviço Social. No entanto, ainda não está definido se, na futura seleção, poderão concorrer bacharéis em todas essas carreiras.

Com a aprovação do projeto que tramita na Alerj, o concurso passará a oferecer 145 vagas para técnico e 51 para analista. No entanto, como o texto do PL 378/2011 não detalha a natureza das 106 vagas de apoio, não está fechado se todas elas serão para a área administrativa.

Desse modo, o concurso poderá contemplar outras funções além de técnico e analista administrativos (existe na estrutura do MPE, por exemplo, as carreiras de técnico de notificação e atos intimatórios, técnico processual, analista processual e analista de informática, entre outras). Essa questão deverá ser definida nos próximos dias, de acordo com o PGJ.

4 comentários:

s a u l o t a v e i r a disse...

Raquel,
como descubro se posso concorrer pra analista tendo formação em licenciatura plena de história?

E, das tuas apostilas, o qual me indica, tanto para técnico, como para analista (caso eu possa concorrer), para começar a estudar.

Ps.: Já comecei a estudar 220/75 e 2479/79 - que são as mesmas para MPE e TJ-RJ.

Beijos.

João Lucio disse...

rs

João Lucio disse...

Olá Professora.
Acompanho seu blog há algum tempo e quero agradecer pelos arquivos de Constitucional que disponibiliza para nós alunos.
Quero dizer que através de suas palavras é possível perceber seu amor e dedicação para ensinar.
Conversei com uma amiga aí do RJ que já assistiu suas aulas e ela me disse que a senhora é sensacional.E eu disse: "eu já sabia"...
Obrigado por ser uma pessoa dedicada a auxiliar a todos.
Um abraço
João Lucio - RS

vi.loren disse...

Olá, Professora, gostaria de saber sua opinião sobre as bancas para os concursos do MP e do TJ. Será q o TJ vai manter o CESPE? E qual será escilhida pelo MP? Arrisca algum palpite?
Gtande abraço, Vívian Lorena - Volta Redonda - RJ.

Tudo começou quando...

meus sobrinhos, e não são poucos, resolveram fazer concurso para o Tribunal de Justiça.

Eu já estava trabalhando como Auxiliar Judiciário, aprovada no concurso de 1993. Pediram-me que desse aulas.

Então nos reuníamos na casa de um deles aos finais de semana e estudávamos. Comecei a elaborar apostilas que eram chamadas por eles de "apostilas da Que-Quel".

Ah, devo dizer que também não foi fácil pra mim.

Sou caçula de uma família com dez filhos.

Meus pais, muito humildes, não podiam fazer mais do que faziam. Todos tivemos que nos virar muito cedo.

Mas eles estavam ali.... movidos de esperança. Ensinaram-me que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, não importa quantas vezes choremos... não importa se não chegamos em primeiro lugar... não importa se não alcançamos nossos alvos na primeira tentativa... não importam as adversidades... apenas continuem, dizia meu pai. E o via ali, praticando, ele mesmo, tudo o que ensinava.

E segui.

E então, como dizia, comecei a elaborar apostilas que foram ficando famosas... rsrs


No Fórum onde trabalhava, os colegas começaram a pedir que desse aulas. Mudei o local para minha casa e começamos a estudar.

E veio o concurso de 1997. Prova difícil.
Não obtiveram o êxito esperado. Mas não desistimos.

E veio o concurso de 2001. Estava já há algum tempo no TJ e resolvi que precisava mudar de cargo. Precisava passar para Analista. O que fazer? Pedi um mês de licença-prêmio e me tranquei em casa.

Prestem atenção. Tranquei-me!!! O tempo jogava contra mim. Minha licença foi deferida para 1º de julho de 2001 e a prova seria vinte e um dias depois.


Passava os dias lendo Codejrj e Estatuto e gravando a minha própria voz para escutar mais tarde, enquanto fazia outras tarefas.

Estudei o que pude, como pude.


E aí... em 2001 fui aprovada para Analista Judiciário (antigo Técnico Judiciário Juramentado). Gabaritei as questões de Codjerj e Estatuto.

Pouco tempo depois, estava trabalhando, quando um amigo, Vinícius, sabendo que eu havia gabaritado essas matérias, me convidou para dar aulas em Campo Grande-RJ.

Fui, morrendo de medo. Frio na barriga. Mas fui...

Lembra?? Jamais desistir!


Parece que gostaram... Daqui a pouco, ele mesmo , Vinícius, ao ser convidado para dar aulas em um curso da Barra, indicou meu nome para substituí-lo.

E lá fui eu... Assim, foram conhecendo meu trabalho.

Logo, estava sendo convidada para outro curso... e outro... e outro...


E tenho dado aulas desde então. A cada concurso, um novo desafio.

As apostilas da "Que-Quel" foram transformadas em apostilas da Professora Raquel Tinoco.

Amanda, minha sobrinha, está hoje no TJ-PR.

Outros sobrinhos seguiram rumos diferentes, sempre em frente, sempre na direção de seus sonhos. Estão chegando lá.


Meus alunos tornaram-se meus amigos e isso não tem preço.

Meu maior incentivo?? É acompanhar cada resultado e torcer por:

Admares, Alessandras, Alexandres, Alines, Amandas, Andréias, Andrezzas, Anicks, Arianes, Biancas, Bias, Brunos, Calixtos, Carlas, Carlos, Carlinhos, Carolinas, Carolines, Cidas, Christians, Constanças, Cristianes, Daniéis, Danielles, Deises, Denises, Diogos, Drês, Dris, Eneas, Fabíolas, Fábios, Fernandas, Filipes, Flávios, Freds, Giselas, Giseles, Ghislaines, Glórias, Hannas, Henriques, Ianos, Ilanas, Isabéis, Isabelas, Israéis, Ivanas, Ivans, Izadoras, Jackies, Jacques, Janes, Joões, Jeans, Julianas, Kayenes, Kátias, Lenes, Léos, Lúcias, Lucianas, Lucianos, Ludymilas, Luízas, Luzias, Magnos, Marcelas, Marcélis, Marcellas, Marcelles, Márcias, Marcys, Marianas, Marias, Megs, Meles, Mônicas, Patrícias, Pattys, Paulos, Pedros, Pritzes, Rafas, Rafaéis, Raphas, Raquéis, Renatas, Renées, Robertas, Robertos, Rodrigos, Rogérias, Silvanias, Simones, Sérgios, Suelens, Suellens, Tassianas, Tatis, Vanessas, Vicentes, Wilsons....

Deus os abençoe.

não desista!

não desista!

Postagens