O programa Brasil Eleitor, produzido sob supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz os principais pontos da reforma política e as opiniões dos eleitores sobre as mudanças propostas.
O tema já está sendo analisado pelos parlamentares do Senado Federal e da Câmara dos Deputados que, em 2011, instalaram comissões separadas para estudar e elaborar propostas de reforma política que envolvem questões polêmicas como o financiamento de campanhas eleitorais, as coligações, suplência de senadores, voto facultativo, fidelidade partidária, reeleição, entre outros.
Uma reportagem especial mostra que, antigamente, havia um voto simulado para fazer um levantamento das intenções dos eleitores. Atualmente, são feitas pesquisas eleitorais.
O Brasil Eleitor também explica o que é hipossuficiência, um argumento que alguns candidatos condenados por propaganda irregular tentaram usar, sem sucesso, para escapar do pagamento das multas impostas pela Justiça Eleitoral.
Pelo país
Nesta edição, o programa apresenta iniciativa pioneira do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O TRE capixaba formou um grupo de juízes, servidores e especialistas para propor alterações na legislação e, dessa forma, melhorar o sistema eleitoral brasileiro e dar mais legitimidade à representatividade dos eleitos.
A equipe do Brasil Eleitor também foi a Pirenópolis, cidade histórica de Goiás, que fica a 120 quilômetros de Brasília. O programa ainda mostra que os eleitores desse município, que preserva o passado, já estão de olho no futuro e preparados para fazer boas escolhas nas eleições municipais de 2012.
Fonte: TSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário