Não sabia, mas existem muitas, muitas garças, de várias cores e tamanhos. A mais comum por aqui é a garça branca, grande e pequena. Ah, a vaqueira também.
Elas estão por toda a parte. Até no centro da cidade do Rio de Janeiro, em meio a carros e ao trânsito caótico, vejo garças.
Mas uma atitude das garças chama a atenção. Elas estão sempre brancas, imaculadas... Nunca vi uma garça sujinha. Claro, esqueçam aqui os acidentes ecológicos. Digo que, naturalmente, as garças estão sempre limpas, mesmo que seus pés estejam fincados em águas poluídas, sujas, feias. As garças não se deixam contaminar.
Nas minhas idas à cidade do Rio de Janeiro, muitas vezes atravesso a Linha Vermelha. Você já reparou na beleza que é aquela paisagem? Já observou os ninhais? Há garças por todos os lados. O mar??? Tremendamente poluído. O cheiro? Nem sempre agradável. Mas, as garças... as garças... Não posso deixar de observá-las. Enfeitam as pedras, as árvores do mangue, sobrevoam o carro, passam bem perto. Às vezes, o pôr-do-sol empresta mais beleza àquela paisagem.
Aprendi com as garças que eliminar toda a sujeira pode demorar mais do que imaginamos. Aprendi que, às vezes, mesmo que contra a nossa vontade, necessário se faz conviver com o mal, mas não se deixar contaminar por ele, é uma questão de escolha.
Adaptado do Sermão do Pastor Williams Corel - Domingo 17/10/2010
Fotos: Raquel Tinoco
Fotos: Raquel Tinoco
3 comentários:
eh eh eh ... lá no meu orkut... ou no da minha familia tem fotos de garças e de João de Barro em holofotes lá na Lagoa... essas são antigas... mas tenho umas atuais para juntar lá... era apenas um João de Barro... agora são 3... a Natureza é DIVINA!!! MARAVILHOSA!!! SABER OBSERVAR E GOSTAR É PARA POUCOS... ADMIRO VC DEMAIS!!! Bjks Saudosas ;-)
Bom dia!
É bem verdade que estamos sempre apredendo com a natureza e, nós seres humanos precisamos nos ater cotidianamente que estamos sempre aprendendo. A garça nos ensina uma lição, embora com seus pés empregnado de sujeira a sua plumagem estar sempre limpinha.
Obrigada, ALê!
Postar um comentário