Perdoe-me. Hoje não escrevo sobre Organização Judiciária, Estatuto, Consolidação, Direito Eleitoral etc. Sei que está ansioso por exercícios, esquemas que possam ajudá-lo a atravessar mais uma ponte na sua vida.
Perdoe-me, mas hoje escrevo a mim. Você sabe, tenho minha vida fundamentada na Bíblia que, antes de aprender a ler, ouvia na voz firme de meu pai, todos os dias pela manhã, à noite, nas horas em que ele parava para ensiná-la a nós seus filhos. Quando meu pai não estava presente, eu a ouvia na voz recalcitrante de minha mãe, semianalfabeta e, muitas vezes, nas de meus irmãos mais velhos.
Tenho lido, ouvido repetidas vezes... e até filmes foram lançados sobre o tema. O tema? "Nos últimos dias..."
Lembrei de II Timóteo 3. Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Porque haverá homens egoístas, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos e irreverentes. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínios de si, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.
Tendo aparência de piedade, mas negando-lhe, entretanto o poder. Destes afasta-te.
(...)
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. (...)
Não irão, porém, avante, porque a todos será manifesto o seu desvario (...)
E pela primeira vez, com imensa dor no coração, agradeci a Deus o fato de meu pai não estar vivo para presenciar os "últimos dias..."
A esperança implantada por ele em meu coração, permanece, contudo, pois Paulo continua em sua carta:
Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, (...) quantas perseguições sofri, e o SENHOR de todas me livrou. Permanece, porém, naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar (...) para corrigir, para instruir em JUSTIÇA.
Você, talvez, não tenha conhecido meu pai ou quem sabe, conheceu, mas despreza tudo o que ele possa ter ensinado. Mesmo assim, vou apresentá-lo.