segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Desafiando os Gigantes

O Gigante Comodidade

“Nada resiste ao trabalho”

Um amigo que mora em São Gonçalo, mais precisamente no Bairro Mutuapira, saía para o trabalho, bem cedo, quando observou que em frente a sua residência, um único homem se preparava para tentar limpar um lote que estava tomado pelo matagal.

Disse ele que uma pessoa de 1,80 m desapareceria com facilidade ao entrar naquele terreno. Ele pensou consigo mesmo: “Hum..., esse homem vai levar no mínimo uma semana para limpar todo esse terreno”.

No final da tarde, ao voltar para casa, levou um susto, pois todo o terreno estava com todo aquele matagal derrubado a golpes de foice e a retirada do lixo já havia começado. Então ele se lembrou de uma frase que havia lido: “Nada resiste ao trabalho”.

Pessoas que costumam parar para contemplar a tarefa que tem pela frente geralmente desanimam, pois realmente há tarefas que são enormes e pesadas demais.

Imagine você tendo que participar da reconstrução do Haiti após esse terremoto... Entretanto, alguém terá que enterrar os mortos, alguém terá que limpar as ruas, alguém terá que consertar as casas e empresas, alguém terá que reconstruir a nação.

Aqueles que conseguirem chorar e trabalhar ao mesmo tempo conseguirão melhores resultados do que aqueles que simplesmente sentarem à beira da rua para lamentar.

A Europa já foi reconstruída pelo menos duas vezes, no século XX.

O Japão também foi reconstruído após a II Guerra Mundial e hoje é a segunda economia do mundo.

O mundo já viu isso algumas vezes. Você também pode conseguir. Dá trabalho, mas vale a pena!

A Bíblia nos fala do retorno de Israel do cativeiro babilônico. A reconstrução do templo de Jerusalém foi um dos primeiros esforços realizados.

Em Ageu 2:4,9 a Bíblia nos conta que o povo estava desanimado porque sabia que a beleza não seria nada parecida com a daquele primeiro templo, construído por Salomão, quinhentos anos antes.

Deus enviou o profeta Ageu com a seguinte mensagem: “Ora, pois, esforça-te, Josué, filho de Jeozadaque, sumo sacerdote, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque Eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos”.

E realmente foi neste segundo Templo que o SENHOR Jesus Cristo (400 anos depois) entrou, curou, libertou e salvou.

Conclusão: O que tornou o segundo Templo de Jerusalém mais glorioso do que o primeiro não foi a obra humana, mas a presença Divina. Deus apenas pediu que eles trabalhassem e acreditassem. Deus honrou a fé. Faça assim também.

Pr. Corel

Tudo começou quando...

meus sobrinhos, e não são poucos, resolveram fazer concurso para o Tribunal de Justiça.

Eu já estava trabalhando como Auxiliar Judiciário, aprovada no concurso de 1993. Pediram-me que desse aulas.

Então nos reuníamos na casa de um deles aos finais de semana e estudávamos. Comecei a elaborar apostilas que eram chamadas por eles de "apostilas da Que-Quel".

Ah, devo dizer que também não foi fácil pra mim.

Sou caçula de uma família com dez filhos.

Meus pais, muito humildes, não podiam fazer mais do que faziam. Todos tivemos que nos virar muito cedo.

Mas eles estavam ali.... movidos de esperança. Ensinaram-me que nunca devemos desistir dos nossos sonhos, não importa quantas vezes choremos... não importa se não chegamos em primeiro lugar... não importa se não alcançamos nossos alvos na primeira tentativa... não importam as adversidades... apenas continuem, dizia meu pai. E o via ali, praticando, ele mesmo, tudo o que ensinava.

E segui.

E então, como dizia, comecei a elaborar apostilas que foram ficando famosas... rsrs


No Fórum onde trabalhava, os colegas começaram a pedir que desse aulas. Mudei o local para minha casa e começamos a estudar.

E veio o concurso de 1997. Prova difícil.
Não obtiveram o êxito esperado. Mas não desistimos.

E veio o concurso de 2001. Estava já há algum tempo no TJ e resolvi que precisava mudar de cargo. Precisava passar para Analista. O que fazer? Pedi um mês de licença-prêmio e me tranquei em casa.

Prestem atenção. Tranquei-me!!! O tempo jogava contra mim. Minha licença foi deferida para 1º de julho de 2001 e a prova seria vinte e um dias depois.


Passava os dias lendo Codejrj e Estatuto e gravando a minha própria voz para escutar mais tarde, enquanto fazia outras tarefas.

Estudei o que pude, como pude.


E aí... em 2001 fui aprovada para Analista Judiciário (antigo Técnico Judiciário Juramentado). Gabaritei as questões de Codjerj e Estatuto.

Pouco tempo depois, estava trabalhando, quando um amigo, Vinícius, sabendo que eu havia gabaritado essas matérias, me convidou para dar aulas em Campo Grande-RJ.

Fui, morrendo de medo. Frio na barriga. Mas fui...

Lembra?? Jamais desistir!


Parece que gostaram... Daqui a pouco, ele mesmo , Vinícius, ao ser convidado para dar aulas em um curso da Barra, indicou meu nome para substituí-lo.

E lá fui eu... Assim, foram conhecendo meu trabalho.

Logo, estava sendo convidada para outro curso... e outro... e outro...


E tenho dado aulas desde então. A cada concurso, um novo desafio.

As apostilas da "Que-Quel" foram transformadas em apostilas da Professora Raquel Tinoco.

Amanda, minha sobrinha, está hoje no TJ-PR.

Outros sobrinhos seguiram rumos diferentes, sempre em frente, sempre na direção de seus sonhos. Estão chegando lá.


Meus alunos tornaram-se meus amigos e isso não tem preço.

Meu maior incentivo?? É acompanhar cada resultado e torcer por:

Admares, Alessandras, Alexandres, Alines, Amandas, Andréias, Andrezzas, Anicks, Arianes, Biancas, Bias, Brunos, Calixtos, Carlas, Carlos, Carlinhos, Carolinas, Carolines, Cidas, Christians, Constanças, Cristianes, Daniéis, Danielles, Deises, Denises, Diogos, Drês, Dris, Eneas, Fabíolas, Fábios, Fernandas, Filipes, Flávios, Freds, Giselas, Giseles, Ghislaines, Glórias, Hannas, Henriques, Ianos, Ilanas, Isabéis, Isabelas, Israéis, Ivanas, Ivans, Izadoras, Jackies, Jacques, Janes, Joões, Jeans, Julianas, Kayenes, Kátias, Lenes, Léos, Lúcias, Lucianas, Lucianos, Ludymilas, Luízas, Luzias, Magnos, Marcelas, Marcélis, Marcellas, Marcelles, Márcias, Marcys, Marianas, Marias, Megs, Meles, Mônicas, Patrícias, Pattys, Paulos, Pedros, Pritzes, Rafas, Rafaéis, Raphas, Raquéis, Renatas, Renées, Robertas, Robertos, Rodrigos, Rogérias, Silvanias, Simones, Sérgios, Suelens, Suellens, Tassianas, Tatis, Vanessas, Vicentes, Wilsons....

Deus os abençoe.

não desista!

não desista!

Postagens