domingo, 13 de julho de 2008

Simples, simples assim

Perdi mais de nove mil cestas e quase trezentos jogos. Em vários momentos da minha vida, falhei. E é isso que me torna um vencedor!

Michael Jordan

Vai ter com a formiga...


Tamerlane costumava contar aos amigos uma história de sua mocidade.

"Certa vez", dia ele, "para escapar de inimigos, fui forçado e me esconder nas ruínas de um edifício e passei, ali sentado, muitas horas. Desejando distrair a mente da triste situação em que me achava, fiquei olhando uma formiga que subia por uma parede, carregando um grão de trigo maior do que ela.

Contei todas as suas tentativas para alcançar o objetivo. O grãozinho caiu sessenta e nove vezes, mas o inseto perseverou e, ao completar setenta vezes, alcançou o topo.

Aquela cena me deu coragem no momento, e nunca esqueci a lição."


Fonte: Manancias no Deserto
Autor: Lettie Cowman
Editora Betânia
Décima Edição - 1986

Dicas

Concentração...

Tática escolhida, informações atualizadas, tudo normatizado, tempo otimizado... concentre-se no seu alvo.


Rubenstein, famoso músico contemporâneo, disse que: "se passo um dia sem praticar, eu noto a diferença. Se passo dois dias, os amigos notam a diferença. Se passo três dias, o público nota a diferença." Finaliza: "a perfeição vem da prática."


Na vida, como na música, tudo depende de como encaramos nossas tarefas e de como visualizamos o alvo a atingir. Tudo depende de prática e perseverança.

Se, na montanha, nos desviamos da trilha, parando a cada momento para considerar nossos limites, comparando-nos a outros que já atingiram seus objetivos, nos distanciamos cada vez mais do topo. Cada um tem seu tempo próprio, sua maneira de alcançar seus objetivos, mas todos devem neles se concentrar.


Augusto Cury, em sua obra "O Futuro da Humanidade", afirma que Einstein não tinha um cérebro provilegiado, como alguns acreditam. Tinha uma imaginação privilegiada. Einstein dizia que a imaginação é mais importante do que o conhecimento. Cury continua descrevendo em sua obra: quando Einstein desenvolveu os pressupostos de sua teoria, era um jovem de 27 anos, com menos cultura acadêmica do que muitos universitários da atualidade. Mas por que brilhou??? Brilhou porque liberou sua criatividade, aprendeu a pensar com imagens e, principalmente, foi ousado.

Manter o objetivo dentro da linha de visão, pode crer, fez parte de cada uma dessas vidas de sucesso. É olhar adiante, sempre com a visão fincada ele fincada, sem que nada possa nos tirar da meta.

Como o próprio blogue anuncia, deixemos as coisas que para trás ficam e concentremo-nos no alvo.

Temos: Tática, Informação, Normatização, Otimização e Concentração.

Já experimentou?